segunda-feira, 30 de julho de 2012

Sajuki Tanaka, presidente do Rotary International 2012/13

Faço parte da primeira geração a crescer no Japão depois de uma terrível guerra. Penso ser natural que meus compatriotas agora entendam a paz como uma grande prioridade. Vimos para onde o militarismo levou nosso país, e também vimos o grande crescimento econômico alcançado quando nossa nação abraçou a paz.


Essa foi a decisão que permitiu ao Japão crescer e prosperar, fazendo com que gerações de crianças pudessem viver em segurança, ir à escola e melhorar de vida. Fundamentalmente, isso mudou o comportamento japonês em relação a outros países e culturas. Isso nos abriu a mente para nos tornarmos mais tolerantes e para buscarmos maior entendimento com todos.

E permitiu-nos redirecionar nossas energias a objetivos positivos. No Japão, é tradição priorizar as necessidades da sociedade acima das necessidades do indivíduo. Isso sempre fez parte da nossa cultura. Nas semanas e meses após o grande terremoto de março de 2011, foi isso o que nos ajudou a sobreviver e a reconstruir o país.

Penso que essa é uma lição com a qual o mundo inteiro pode aprender de forma positiva. Quando vemos as necessidades dos outros como mais importantes que as nossas próprias – quando focamos num objetivo comum ao bem geral – tudo muda. A forma como nos relacionamos com o mundo muda. Nossas prioridades mudam. A forma como entendemos a paz muda.

No ano rotário 2012-13, a paz será o nosso foco e o nosso objetivo, e eu vou pedir a todos os rotarianos que trabalhem ativamente pela Paz Através do Servir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário