terça-feira, 9 de agosto de 2011

Mensagem do Presidente do Rotary International

Kalyan Banerjee- Presidente do RI 2011/12

Há um velho ditado indiano que diz o seguinte: “Quando você ajuda a embarcação de um vizinho a cruzar o oceano, o seu barco também chega à praia”. Sempre que estendemos a mão a alguém, estamos ajudando a nós mesmos.

Todos nós passamos a fazer parte do Rotary com o objetivo de servir – e aqui encontramos a alegria e a satisfação da amizade e do companheirismo. Em agosto, mês dedicado ao quadro associativo e ao nosso desenvolvimento, o foco de cada rotariano deve ser a disseminação da mensagem do Rotary. Quando cumprimos bem nossa missão de servir (e a candeia do Rotary não precisa estar escondida sob o alqueire), estamos mais próximos da nossa meta: construir um Rotary cada vez mais forte e vibrante para as próximas gerações.

A imagem pública do Rotary e nosso quadro associativo caminham de mãos dadas. Muitas pessoas inteligentes, educadas e engajadas ainda não têm qualquer ideia sobre o que o Rotary é e faz – e esse é um desafio que precisamos enfrentar. Mesmo nas comunidades onde estamos presentes, e apesar dos bons serviços prestados pelos rotarianos, muitas pessoas ainda não sabem sequer que aqueles clubes existem. Este não é o caminho certo para nossa organização.

Servir bem é o primeiro passo fundamental, mas isso é apenas o começo. Precisamos construir nosso perfil junto à sociedade com a ajuda de todas as ferramentas disponíveis, e o fato é que hoje elas são muitas, como jamais foram. Temos que usar mais as mídias sociais, como o Twitter e o Facebook, e garantir que nossos clubes tenham uma presença forte na internet. Quanto a isso, somente manter um website do seu clube não é mais o suficiente. Ele deve estar sempre atualizado, ser atraente aos visitantes e refletir os projetos que seu clube e o Rotary International realizam. O site do seu clube deve ser uma janela para que os rotarianos em potencial vejam o que fazemos – e aí se interessem em dar o passo seguinte, juntando-se a nós.

O Rotary tem muito a oferecer. Depende de nós fazer com que outras pessoas conheçam a nossa fantástica organização e vejam como o Rotary pode fazer parte de suas vidas. Servir exige tempo, e tempo é algo que ninguém tem de sobra nos dias de hoje. Por isso, devemos fazer com que todo o tempo dedicado ao Rotary valha a pena – um tempo que seja recompensador, e jamais desperdiçado.

Quando estivermos mais próximos dos nossos clubes e plenamente certos do quanto somos capazes enquanto rotarianos, elevaremos nossas comunidades a um nível inédito em nossa história, e assim elevaremos também o próprio Rotary.

Nenhum comentário:

Postar um comentário